beteblog.amigos especiais

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PECINHAS PARA FANTOCHES



PECINHAS PARA FANTOCHES


A BELEZA DA CRIAÇÃO


Tema Central: Louvar a Deus por sua bela criação.
Personagens: Fred Esperto, Filô Certa e Elo Riso
Palco: coloque algumas flores, árvores e uma parecendo um ipê – deve parecer um jardim.


(Fred e Filó entram olhando e admirando as flores)


Fred - Que jardim mais lindo!

Filó - Que bom ter um feriado na escola, assim a gente tem tempo de passear.

Fred - Eu gosto mais ainda, pois prefiro passear do que estudar, o que eu gosto menos é de é de estudos sociais!

Filó - Eu também não gosto. Mas, vamos esquecer da escola hoje, é aproveitar o nosso passeio. Fred, será que você consegue adivinhar quantas flores existem no mundo todo?

Fred - Eu não vou nem tentar! Acho que são uns milhões, pois são todas diferentes umas das outras.

Filó - É, Deus deve ter usado muito a “cuca” para pensar em tantos tipos e cores diferentes de flores.

Elo - (entra cantando)
Quem faz as lindas flores? Não sou, nem és capaz.
Quem faz as lindas flores? Só Deus que tudo faz! *
Oi pessoal, que dia lindo! Sobre o que vocês estão conversando?

Fred - Nós estamos passeando no jardim e conversando a respeito das flores.

Filó - É, bem como o que você estava cantando – pensando que foi Deus quem fez tudo assim tão belo!

Fred - E não foi só as flores que ele criou tão belas. (olha para cima) veja como o céu está lindo hoje!

Filó - È um lindo dia de sol! Eu gosto de dias assim. Sempre penso que são outro presente de Deus.

Fred - você está certa. Nós não poderíamos viver sem sol.

Elo - Só que quando tem muito solfica quente demais e, às vezes até queima as flores.

Fred - (olhando outra vez para cima) Mas olhem, também tem nuvens no céu!

Filó - Até parecem bolas de algodão.

Elo - De algodão doce... que delícia!

Fred - Eu também gosto de algodão . (faz uma pausa e recomeça) de fato, nosso mundo é maravilhoso, vocês não acham?

Filó - Não é de admirar que a Bíblia, no Salmo 19:1 diz “Os céus proclamam a glória de Deus...”

Elô - Ei, eu já ouvi esse versículo antes, só não lembro onde. Agora estou vendo que é verdade. O mundo realmente mostra a grandeza de Deus que tudo criou.

Fred - Ta vendo aquelas árvores que estão sempre verdes? (vira a cabeça para o lado onde tem algumas folhas verdes) Deus as fez assim para ficarem bonitas durante o ano todo.

Filó - E aquela paisagem lá atrás, me lembra de um quadro que tem lá na escola.

Elô - Puxa, Deus criou tudo isso para nossa alegria!

Filó - Fred, você lembra como fiquei triste na semana passada quando cheguei em casa com meu trabalho de artes e a mamãe estava tão ocupada que não teve tempo pra olhar ele?

Fred - Ihh, lembro sim! Você ficou bem chateada mesmo.

Filó - Agora fico pensando que Deus também deve ficar triste porque não paramos para olhar e apreciar todas as lindas coisas que Ele criou. A gente está sempre correndo.

Elô - Bem que a gente podia começar hoje mesmo. Poderíamos passear por aí é agradecer a Deus por tudo o que Ele criou.

Fred - E por falar nisso, ali naquela árvore tem um beija-flor.

Filó - Que lindo!

Elô - Eu gosto quando tudo fica bem verde e florido. É tudo tão bonito!

Filó - A flor que eu mais gosto é a margarida.

Fred - Eu gosto dos amores-perfeitos; parecem carinhas de veludo.

Elô - E estão vendo aquela árvore ali, o ipê? É a minha árvore preferida. Eu acho tão lindo só o galho com as flores... é tão diferente de qualquer outra árvore.

Fred - Puxa, e eu que pensei que a gente tinha só vindo passear como sempre fazemos. Nem tinha pensado que a gente pode aprender alguma coisa num passeio.

Filó - É tem muito mais coisas ainda pra gente ver. Assim poderemos louvar e agradecer a Deus por ter criado nosso mundo tão belo.

Elô - Seria bom se a gente não tivesse aula amanhã também. Eu ia gostar de passear de novo.

Fred - Eu também ia gostar se a gente não tivesse aula, especialmente porque ainda não fiz minha lição.

Filó - Bem, se é assim, vamos voltar logo pra você poder fazer a sua lição de casa.

Elô - que tal a gente voltar cantando aquela música que eu estava cantando antes? Vocês conhecem não é?

Todos - (saem cantando)
- Quem faz as lindas flores? Não sou, nem és capaz. *
- Quem faz as lindas flores? Só Deus que tudo faz!

* Música e letra: Maravilhas da Criação
Cânticos de Salvação para Crianças, APEC, vol. 3, n° 96



O MENINO DESOBEDIENTE


Tema Central: Obediência
Personagens: Fred e Zé Pavão


Zé - (entra chorando)
Droga, também! Que chato! Agora estou aqui em casa de castigo e sem poder brincar com a turma. A mamãe me colocou de castigo só porque não fiz a lição e fui brincar. Ora essa... e o pior de tudo é que o pessoal vai gozar de mim.

Fred - Oi Zé, como vai? Que cara é essa? E o que está fazendo aí? Você não vem jogar bola com a gente?

Zé - Eu estou de castigo e não posso ir brincar.

Fred - O que aconteceu?

Zé - Só porque eu saí para brincar e ainda não tinha feito a lição de casa.

Fred - Então você ficou de castigo porque desobedeceu sua mãe. Olha Zé, eu acho que ela está certa.

Zé - Isto é porque não aconteceu com você, oras bolas.

Fred - Mas Zé, quando a gente desobedece os pais, está desobedecendo a Deus, e Ele fica triste com a gente, assim como sua mãe ficou com você.

Zé - E voc~e acho que eu não devo ficar chateado, Fred? Agora, só de raiva, nos outros dias vou fazer a lição bem depressa só para depois poder brincar bastante.

Fred - Zé Pavão, isto não se faz. Você sabe muito bem que está errado. É muito feio fazer assim...

Zé - Eu quero brincar, eu quero, eu quero...! O que os outros vão dizer me vendo aqui de castigo? Todo mundo vai rir de mim.

Fred - Isto não está certo! Você deve lembrar que a mamãe gosta de você e sabe o que está fazendo. Se ela não obrigar você a fazer a lição agora, como vai ser no final do ano? Você vai levar “bomba”!

Zé - Eu não me importo. Eu quero brincar agora.

Fred - Zé, preste atenção! Chega de ser cabeça dura. Se você obedecer a sua mãe não vai mais ganhar castigo e vai poder brincar.
Zé - Nem tinha pensado nisso!

Fred - Além disso, desobedecer é pecado, você sabia?

Zé - Pecado! É mesmo? Então Deus não gosta. Você quer dizer que Deus fica triste quando a gente desobedece?

Fred - Era isso que eu estava tentando falar o tempo todo. Eu já tinha dito que Deus não gosta da desobediência. Agora você deve pedir perdão a Deus e também para sua mãe.

Zé - Realmente eu errei. Que feio! Acho que vou aceitar sua idéia e vou falar com a mamãe agora mesmo.

Fred - Mas não se esqueça de também pedir perdão para Deus. Também pode pedir para Ele ajudar você a sempre obedecer.

Zé - Ta bom, vou fazer logo. “Senhor Deus, me perdoa porque eu desobedeci a mamãe”.

Fred - Agora vá e converse com a sua mãe.

Zé - É, vou dizer para ela que de agora em diante, vou tentar sempre obedecer. E que Deus vai me ajudar a ser um menino obediente.

Fred - Ainda bem que você não ficou zangado comigo. Vou correndo encontrar com o pessoal e jogar bola. Tchau amigo.

Zé - Pode ir. Eu não estou mais triste e nem chateado, mas me sinto bem contente agora... iupii ... tchau amigo. Bom jogo.


do livro "Fantoche Amigo." de Vera Block.


3 comentários:

  1. muito obrigada irmã,pelo seu blog vou usar a peçinha de fantoche com minhas criançasda igreja fica na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Seu Blog que Deus te Ilumine a cada Dia da sua vida.
    Quando tiver tempo acesse o Meu fernandogotyeshua.blogspot.com
    Medite em 2 Tm 2.15
    Fica na Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. olá,encontrei seu blog e resolvi dá uma passadinha.Eu trabalho com crianças e gostaria de saber se vc tem alguma peça q fale sobre: ''seguir os passos de Jesus'' ficaria grata se pudesse mim ajudar. meu orkut é : dayse-100@hotmail.com e meu msn :deyselira_cat@?hotmail.com . obg fique na paz

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, fico muito feliz por recebe-los
Deus abençoe, e volte sempre!!!
Bete